O que é Direcção Espiritual?

Muitos cristaos ja providenciam orientação espiritual, ainda assim esta prática nunca foi formalmente reconhecida. Talvez, inclusive, nunca tenha sido considerada uma vocação ou área de ministério. Ainda assim esta permanece activa. Descobrir a Direcção Espiritual valida o que muitos têm vindo a fazer–dando nome ao seu trabalho e motivando-os a tornarem-se mais intencionais e equipados para fornecer a ajuda adequada.  

O termo "Direção Espiritual" pode parecer formal ou até misterioso, contudo na sua essência é simples, espiritual e profundamente pessoal. É um processo de oração, uma conversa enraizada no amor de Deus. Trata-se de cultivar uma relação pessoal mais profunda com Deus e de ajudar o outro a:

  • Prestar atenção à presença de Deus no quotidiano e no desconhecido

  • Refletir sobre a sua vida através das lentes da fé e da graça

  • Discernir e compreender para onde Deus o pode estar a conduzir

  • Praticar a rendição à vontade amorosa de Deus

A Direção Espiritual tem como objectivo estar presente para Deus e ter alguém que o acompanhe com empatia, oração e sem julgamentos.

O termo "diretor" pode soar demasiado autoritário e invasivo. Muitos acreditam que mentor espiritual, companheiro espiritual ou amigo espiritual seriam títulos mais apropriados, uma vez que rejeitam a autoridade implícita no termo "diretor", por preferirem algo mais igualitário–algo que se refira ao outro como alguém que acompanha, mas não "dirige". Contudo, a linguagem de direção é muito apropriada aqui, visto que "dirigir" implica ter um objetivo específico: guiar o coração e a mente para Cristo Jesus. Directores espirituais são como Eli, que orientou Samuel a estar atento, a reconhecer a presença e a voz de Deus e a responder em conformidade: 


O jovem Samuel continuava a servir o Senhor às ordens de Eli. Naqueles tempos era raro alguém receber uma mensagem do Senhor, pois ele a poucos se revelava.

Certa noite, Eli, que se encontrava quase cego, estava a dormir no seu quarto. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel dormia no interior do templo, onde se encontrava a arca da aliança. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou!» Samuel correu para o quarto de Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Mas Eli respondeu-lhe: «Não te chamei; volta para a tua cama.» E ele assim o fez. O Senhor chamou outra vez Samuel e ele foi novamente ter com Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Eli voltou a responder-lhe: «Não te chamei, meu filho, volta para a tua cama.» Samuel não sabia que era o Senhor, porque o Senhor nunca lhe tinha falado antes.

O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Eli compreendeu então que era o Senhor a chamar pelo jovem, e disse-lhe: «Volta para a tua cama. E se alguém te chamar novamente, responde: “Fala, Senhor, porque o teu servo está a ouvir.”» E Samuel voltou a deitar-se.

O Senhor foi de novo ter com Samuel. Chamou por ele como das outras vezes e disse: «Samuel, Samuel!» Este respondeu: «Fala, que o teu servo está a ouvir.»

–1 Samuel 3:1-10


A direção espiritual tem um objetivo claro: concentrar a nossa atenção, pensamentos e emoções na presença de Deus. Lembrar-nos também do papel legítimo da autoridade espiritual e da responsabilidade no nosso percurso.

Se alguma vez desejaste uma vida espiritual mais profunda, ou simplesmente gostarias de ter alguém que se sentasse contigo, em meio às tantas perguntas que por vezes tens, em meio às tuas dificuldades e sofrimento, ou até mesmo enquanto vives um tempo de espera por algo, a Direção Espiritual pode ser um belo passo a seguir.

Next
Next

What is Spiritual Direction?